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Domínio Público (SP)

DOMÍNIO PÚBLICO

Public Domain

Dominio Público

11/08/20 20:00

60 min.

18 anos

Sala Galpão Cine Horto

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Sinopse Synopsis sinopsis

Em 2017, os artistas Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz foram objeto de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte. Wagner, em sua performance La Bête, oferece seu corpo nu para ser dobrado e desdobrado pelo público – revisitando a proposta das esculturas Bichos, de Lygia Clark. Em sua apresentação, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o performer foi tocado por uma criança, acompanhada de sua mãe. Um recorte em vídeo deste momento foi manipulado por grupos conservadores e viralizado nas redes sociais, atribuindo ao artista o título de “pedófilo”.
Elisabete, coreógrafa e mãe da criança que participou de La Bête, sofreu uma avalanche de acusações e ameaças em meio a inquéritos policiais e interrogatórios políticos, que colocaram em questão o papel da mulher, da mãe, do público e da artista no Brasil de hoje.
Maikon, em sua performance DNA de DAN, fica nu e imóvel dentro de uma bolha transparente. Na apresentação em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília, teve seu cenário danificado e foi detido pela polícia militar sob a acusação de ato obsceno.
Renata, atriz, teve sua peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu censurada e foi impedida de se apresentar por ser travesti e interpretar Jesus Cristo no teatro.
Em Domínio Público, os quatro se juntam para uma reflexão a partir dos ataques sofridos. Tomando como ponto de partida um dos ícones da história da arte, revelam como uma obra pode ser utilizada em diferentes narrativas ao longo dos tempos, incitando as mais diversas reações, espelhando os fatos e absurdos de nossas sociedades.

In 2017, artists Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho and Wagner Schwartz were the subject of heated debates about freedom of expression, censorship and limits in art. In his performance La Bête, Wagner offers his naked body to be folded and unfolded by the public - revisiting the proposal of the sculptures in the work Bichos by Lygia Clark. In his presentation at the São Paulo Museum of Modern Art the performer was touched by a child, who was accompanied by her mother. A video clip of this moment was manipulated by conservative groups and went viral on social networks, giving the artist the title of "pedophile."
Elisabete, choreographer and mother of the child who participated in La Bête, has suffered an avalanche of accusations and threats amidst police inquiries and political interrogations that have questioned the role of women, mothers, audiences and artists in Brazil today.
In his performance DNA de DAN, Maikon stands naked and motionless inside a transparent bubble. In his presentation in front of the National Museum of the Republic in Brasília, his scenery was damaged and he was detained by the military police on charges of an obscene act.
Renata, an actress, had her play - The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven - censored, and was prevented from performing for being a travesti and interpret Jesus Christ in the theatre.
In Public Domain, the four artists come together for a reflection based on the attacks they suffered. Choosing one of the icons of art history as a starting point, they reveal how a work of art can be used in different narratives throughout the ages, inciting the most diverse reactions, and mirroring the facts and absurdities of our societies.

En 2017, los artistas Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho y Wagner Schwartz fueron objeto de acalorados debates sobre la libertad de expresión, la censura y los límites en el arte. Wagner, en su actuación La Bête, ofrece su cuerpo desnudo para ser plegado y desplegado por el público, revisando la propuesta de las esculturas Bichos, de Lygia Clark. En su presentación en el Museo de Arte Moderno de São Paulo, el artista fue tocado por una niña, acompañada por su madre. Un video clip de este momento fue manipulado por grupos conservadores y viralizado en las redes sociales, dando al artista el título de "pedófilo".

Elisabete, coreógrafa y madre de la niña que participó en La Bête, sufrió una avalancha de acusaciones y amenazas en medio de investigaciones policiales e interrogatorios políticos, cuestionando el papel de las mujeres, las madres, el público y el artista en Brasil hoy.

Maikon, en su performance de DNA DAN, está desnudo e inmóvil dentro de una burbuja transparente. En la presentación frente al Museo Nacional de la República, en Brasilia, su escenografía sufrió daños y fue arrestado por la policía militar bajo la acusación de acto obsceno.

Renata, actriz, tuvo su obra El Evangelio Según Jesús, Reina del Cielo fue censurada y se le impidió actuar porque era una travesti y hacía de Jesus Cristo en el teatro.

En Domínio Publico, los cuatro se unen para reflexionar sobre los ataques que han sufrido. Tomando uno de los íconos de la historia del arte como punto de partida, revelan cómo se puede utilizar una obra en diferentes narrativas a lo largo del tiempo, incitando las reacciones más diversas, reflejando los hechos y los absurdos de nuestras sociedades.

Ficha Técnica  Credits

Criação, texto e performance: Elisabete Finger, Maikon K,
Renata Carvalho, Wagner Schwartz
Colaboração artística: Ana Teixeira
Figurino: Karlla Girotto
Assistente de figurino: Flávia Lobo
Maquiagem: Felipe Ramirez
Iluminação e direção técnica: Diego Gonçalves
Produção: Corpo Rastreado
Fotos: Caroline Moraes Difusão internacional: Something Great / Rui Silveira

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Vídeo

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